Inovação Produtiva - Projeto nr. 040159

Gestamp 2020 – Expansão da capacidade da unidade industrial da Gestamp Aveiro, através da introdução da tecnologia de estampagem a quente e da utilização de sistemas conectados.

  • Objetivo:
    Reforçar a investigação, o desenvolvimento e a inovação
  • Custo Total: 20.644.434,00 Euros
  • Custo Total Elegível: 15.743.428,14 Euros
  • Apoio Financeiro da União Europeia: 3.148.685,63 Euros
  • Código da Operação: POCI-01-0249-FEDER-040159
  • Data de Início: 18/06/2018
  • Data de Fim: 11/06/2020
  • Localização do Projecto: Nogueira do Cravo – Oliveira de Azeméis

Síntese do Projeto:

A Gestamp Aveiro tem como prioridade o desenvolvimento de projetos inovadores, capazes de responder à constante evolução do sector onde se insere, possibilitando a oferta de soluções inovadoras ao mercado. Desta forma, o presente projeto resultará num impacto significativo na cadeia de valor da Empresa, uma vez que se trata de um investimento estruturante de cerca de 20M€, sendo o maior investimento realizado na Empresa nos últimos anos. Com este projeto, a Gestamp Aveiro pretende introduzir a tecnologia de estampagem a quente, sendo que a mesma será pioneira em Portugal. Esta tecnologia inovadora possibilitará à Empresa o aumento da capacidade dos seus meios produtivos, possibilitando a produção de peças metálicas com diferentes e melhoradas caraterísticas físico mecânicas, através de um processo produtivo eficaz e rigoroso.

Neste contexto, o projeto encontra-se perfeitamente enquadrado com a tipologia acima referida, uma vez que os componentes produzidos através da nova tecnologia se caracterizam por serem inovadores, transacionáveis e internacionalizáveis. Desta forma, o investimento previsto para a implementação do presente projeto vai possibilitar à Gestamp Aveiro atingir um aumento de capacidade de produção superior a 20% em 2022.

De facto, a introdução do novo processo de estampagem permitirá aumentar a qualidade da estampagem e posicionar a Empresa como fornecedor de soluções diferenciadoras, de maior dimensão e complexidade. Como tal, a Empresa terá a oportunidade de entrar em segmentos de mercado ainda não explorados pela mesma ou pelos seus concorrentes nacionais, permitindo assim a diversificação da sua oferta de valor. Adicionalmente, a integração da nova tecnologia possibilitará a criação de novas oportunidades de negócio a fornecedores nacionais em diversas áreas, como também a criação de mais de 35 postos de trabalho diretos, especificamente relacionados com a nova linha de estampagem a quente.

Com a implementação deste projeto, a Empresa elevará o seu nível de produção, que se traduzirá numa oferta maior, com mais qualidade e variedade de componentes. A integração de tecnologias de topo permitirá reforçar a presença da Gestamp Aveiro em mercados internacionais como também acompanhar a evolução das tendências do setor onde se insere, destacando-se da concorrência nacional.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


 
BSCD